A partir de julho de 2010, um pequeno grupo formado por nove irmãos resolveu por em prática o que Deus colocava em seus corações: plantar uma nova igreja em Brasília. Assim, no dia 6 de fevereiro de 2011 deu-se início as reuniões na casa do pastor Samuel Costa, localizada no Condomínio Quintas do Sol. Ao final do ano, no dia 9 de dezembro de 2011, o Presbitério de Brasília oficializou o trabalho incluindo-o em seu rol como uma congregação presbiterial.
Nascia oficialmente, a Congregação Presbiterial do Encontro Vinho Novo. Em 5 de Fevereiro de 2012 a Congregação alugou um horário à noite, de 19 às 23 horas, aos domingos, passando a se reunir na Casa de Festas “Recanto dos Buritis”, localizada na QI 25, Chácara 6, do Lago Sul. Ali ficamos por três anos.
No dia 29 de março de 2014 a igreja foi oficialmente organizada pelo Presbitério de Brasília. No dia 29 de março de 2015 Deus proporcionou que nos mudássemos para o Setor Park Sul, uma região próspera e mais central para exercermos melhor a proclamação do Evangelho. Desde então, o Senhor tem sido generoso conosco, trazendo para o nosso meio irmãos e irmãs desejosos de uma igreja reformada e cheia de vida em Cristo Jesus.
Certamente, Deus muito tem feito – e muito fará – na vida daqueles que têm se comprometido a viver intensamente o Evangelho da Graça de Deus. Nós seguimos o Senhor com temor e tremor, tendo a missão de evangelizar como um estilo próprio de vida. A Ele toda a glória.
Nossos Princípios
01
Unidade
no essencial
A unidade testifica que o Espírito de Deus está sobre a igreja. Por isso, em nossa comunidade vivemos “firmes em um só espírito, como uma só alma, lutando juntos pela fé evangélica” (Filipenses 1.27).
02
Liberdade no
não-essencial
Cada pessoa tem sua própria história de vida e cultura. Isso faz de cada um de nós pessoas distintas, que se complementam em Cristo. Acreditamos que Deus une pessoas diferentes para dar a elas uma vida melhor.
03
Amor em
todas as coisas
“O amor é a marca da igreja” (Francis A. Schaeffer). A verdadeira igreja do Senhor Jesus simplesmente ama, “porque Ele nos amou primeiro” (I João 4.19).
Em que Cremos
Cremos no único Deus eterno, Criador e Senhor do Mundo, Pai, Filho e Espírito Santo, que governa todas as coisas segundo o propósito da Sua vontade.
Cremos no poder do Espírito Santo. O Pai enviou o seu Espírito para dar testemunho do Seu Filho. Sem o testemunho dEle, o nosso seria em vão. Convicção de pecado, fé em Cristo, novo nascimento cristão, tudo isso é obra dEle.
Cremos no evangelho da graça e entendemos que o perdão precede o arrependimento. O pecador é aceito antes de implorar por misericórdia. Ela já é assegurada. Ele precisa apenas aceitá-la. Anistia total. Perdão gracioso.
Cremos na igreja como o Corpo de Cristo e que essa igreja ocupa o ponto central do propósito divino para com o mundo, como agente que Deus promoveu para difundir o evangelho.
Cremos que Jesus Cristo voltará pessoal e visivelmente, em poder e glória, para consumar a salvação e o juízo. Essa promessa de Sua vinda é um estímulo ainda maior à evangelização, pois lembramo-nos de que Ele disse que o evangelho deve ser primeiramente pregado a todas as nações.
Cremos em Jesus Cristo como O único e suficiente salvador e que todo aquele que nele crê tem sua vida restaurada e reconciliada com Deus.
Cremos na contemporaneidade dos dons espirituais e que todo cristão deve buscar os melhores dons, dados pelo Espírito Santo, para que a igreja cresça de modo saudável.
Cremos na inspiração divina da Bíblia Sagrada. Cremos na veracidade e autoridade das Escrituras tanto do Velho como do Novo Testamento, em sua totalidade, como única Palavra de Deus escrita, sem erro em tudo o que ela afirma. Cremos que ela é a única regra infalível de fé e prática.
Cremos que estamos num permanente conflito espiritual com os principados e postestades do mal, que querem destruir a igreja e frustrar sua tarefa de evangelização mundial. Sabemos da necessidade de nos revestirmos da armadura de Deus e combater esta batalha com as armas espirituais da verdade e da oração.
Cremos que todo pecador deve se arrepender de seus pecados e buscar viver uma vida santa e limpa, de tal modo que glorifique e honre o nome do Senhor.
Se você quiser conhecer mais profundamente em que cremos, consulte a Confissão de fé de Westminster, o Breve Catecismo e o Catecismo Maior. Como uma igreja de linha reformada subscrevemos integralmente os três documentos.